Pesquisar este blog

3/10/2010

Por que não eu!!!!!


QUADRILHA

“João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.”

Carlos Drummond de Andrade


Amar é uma coisa muito complicada. até mesmo na literatura, afinal de contas a vida imita a arte, não é mesmo?
Vejam o caso destes seis notórios cidadãos aí acima... a única que “ encontrou alguém ” foi Lili. Justamente a que não amava ninguém. E provavelmente continuou sem amar (desculpa aí Sr. J. Pinto Fernandes!!!).
A questão é a seguinte: por que é que o coração é tão sádico?
A pouco eu conversava com um grande amigo e surgiu este assunto. Ele me disse: “Preciso apaziguar meu coração, pois estou gostando de uma pessoa que sofre por outra que nem lhe dá bola.” Mistura efervescente de sado-masoquismo emocional.
E então eu perguntei: “Mas a pessoa sabe?” (esse é o tipo da pergunta que quando é feita chega a dar um arrepio ao imaginar a resposta, tratando-se de um assunto tão delicado). A resposta foi SIM.
Pois bem..... é um caminho sem volta. Depois de declarado o sentimento o negócio é saber administrar. Até lembrei da música “ Coração Leviano” ....trama em segredo teus planos, parte sem dizer adeus....
Preferi nem dar minha opinião. Aliás, para assuntos do coração eu acho realmente que ninguém tem que dar pitaco. Amor não tem explicação, não tem manual de instruções. Sentimento não vem com bula.
Mas eu compreendo o sofrimento. Dureza. Estar ali próximo do ser querido e ter que engolir a vontade do carinho, do afago e muitas vezes ainda servir de “ombro consolador" pelo afeto não retribuído pela terceira pessoa que nesta altura do campeonato você deseja que nem tivesse nascido. Aí você fica ali com aquela cara de solidário cantando mentalmente:
Você tá nessa, rejeitada
Caçando paixão
Eu com a cara mais lavada
Digo:
Por que não?...

Por que não eu?
Ah! Ah!
Por que não eu?...


Amar e não ser correspondido dói. Compreensível.
Saber que se é amado e continuar sofrendo por outro dói. Incompreensível ao olhos da razão. Mas é fácil para quem está de fora, pensando friamente sem estar com o coração em pedaços dizer: dá uma chance. Quem poderia dar este conselho não fala. A razão muitas vezes emudece.
Enfim, é a vida. Pelo menos aqui eu posso mudar o final da história ao meu bel prazer. Aqui Quadrilha pode virar 2+2=4....



João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João cansou de bajular a Teresa e só ser esnobado catou a Lili que estava disponível e foi viver a vida.
Raimundo deixou de ser frouxo e ficou com a Teresa mesmo. Se não tem tu vai tu mesmo.
Joaquim saiu do armário e juntou os trapos com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
E Maria? Maria foi com as outras!!!!

* Parafrasear é muito mais fácil. Difícil mesmo é viver, meu caro amigo!!!Este post é totalmente dedicado a você Kauê.

0 comentários:

Postar um comentário